O que aprendemos com tudo isso!

Pessoal o nosso grupo olhou pra este blog depois de pronto e todos ficaram emocionados, com sensações de trabalho cumprido, e que todos nos não estamos importando com notas, que nos vimos que depois de todo este tempo o que cada uma passou, o que cada uma sentiu, como os choros de alegria, de saudade, a vontade de ir pra la ou então a tristeza de não poder ter ido por causa de alguma coisa, fomos muito felizes com este trabalho agradeço desde já os professores que tiveram esta idéia de trabalho, por que nos sabemos que a nossa vida mudou muito, e apartir de agora olharemos as coisas de outra maneira e daremos valor a coisas que nos nunca nos importamos. É isso ai gente!
Estamos muito contentes!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008



"Plantar e colher as sementes da felicidade e da inclusão social. É para isso que devemos trabalhar, celebrando cada conquista, promovendo a ajuda ao próximo, facilitando o caminho, reconhecendo a beleza e a satisfação de ser solidário, principalmente, fazendo a nossa parte!"



Leia essas dez dicas sobre voluntariado:

1) Todos podem ser voluntários:
Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas têm capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

2) Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária.

O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação em sentir-se útil.

4) Voluntariado é ação.
Proponha uma atividade!

5) Voluntariado é escolha.

Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6) Cada um é voluntário a seu modo.

Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

7) Voluntariado é compromisso.

Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

8) Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade.

Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

9) Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social.
Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

10) Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica.
É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.



3 comentários:

Anônimo disse...

Voluntariado é compromisso.

Isso é uma verdade,desde o momento que a gnt quer ser voluntário,tem q vir em nossa consciência a palavra e o dever:COMPROMISSO.
Porque o compromisso nos leva a ter a vontade de sempre mais e mais querer ajudar as pessoas,fazer obem e se tornar uma pessoa melhor.

Anônimo disse...

E não só um compromisso, mais uma forma de ajudar o próximo com o coração!

Anônimo disse...

Temos q aprender a sempre estar ajudando uns aos outros...!
Esse é o noosso dever!